Tópico
A aplicação tópica é um método muito eficaz para a utilização dos óleos essenciais. Como eles têm pesos moleculares baixos e são lipossolúveis, penetram facilmente na pele e, uma vez absorvidos, permanecem na área aplicada para promover o benefício desejado.
Embora os óleos essenciais sejam facilmente absorvidos, há muitas maneiras de aumentar sua absorção. Por exemplo: uma massagem leve no local de aplicação do óleo aumentará o fluxo sanguíneo naquela área, melhorando a sua distribuição em todo o corpo. O uso de um óleo vegetal também aumenta a sua absorção, especialmente na pele seca ou escamosa, pois ajuda na hidratação e retarda o tempo de evaporação do óleo.
Para diminuir a possibilidade de desenvolvimento de sensibilidade, especialmente em peles jovens ou sensíveis, é aconselhável usar um óleo vegetal (como o Óleo de Coco Fracionado) para diluir os óleos mais potentes, principalmente quando um determinado óleo for usado pela primeira vez.
Normalmente, a proporção de diluição recomendada é uma gota do óleo essencial para três gotas de óleo vegetal e é sempre aconselhável usar várias doses pequenas ao longo do dia, em vez de uma única e grande dose. Assim, comece com a menor dose possível (1 a 2 gotas). Uma dose tópica pode ser repetida a cada 4 ou 6 horas, conforme necessário.
Como cada indivíduo tem suas peculiaridades, a dose poderá variar de acordo com o tamanho, idade e estado geral de saúde de cada pessoa..
Áreas benéficas onde você pode aplicar os óleos essenciais
- Pescoço
- Fronte e têmporas
- Peito e abdome
- Braços, pernas, sola dos pés
Outros métodos efetivos de aplicação tópica
- Adicione algumas gotas de óleo essencial a um banho quente.
- Faça uma compressa quente ou fria mergulhando uma toalha ou um pano na água com óleos essenciais e, em seguida, aplique sobre a área desejada.
- Adicione óleo a uma loção ou hidratante e aplique sobre a pele
Áreas sensíveis a evitar:
- Algumas áreas faciais, como a pele ao redor dos olhos.
- Olhos e ouvidos internos.
- Pele rachada, lesionada ou ferida.